As trocas gasosas ocorrem nos alvéolos pulmonares, assim como a conversão de sangue venoso em sangue arterial.
Ao processo de intercâmbio de oxigénio de de dióxido de carbono entre o ar presente nos alvéolos pulmonares e o sangue nos capilares envolventes dá-se o nome de hematose pulmonar ou respiração externa.
https://goo.gl/HanuQb
Legenda: PO2 - percentagem de oxigénio/ PCO2 - percentagem de dióxido de carbono
A difusão de gases entre os alvéolos pulmonares e o sangue devem-se às pressões parciais de oxigénio e de dióxido de carbono.
O dióxido de carbono concentrado no sangue atravessa as paredes finas dos alvéolos pulmonares pois a sua concentração é menor nos alvéolos pulmonares.
O oxigénio concentrado nos alvéolos pulmonares atravessa as paredes dos alvéolos pulmonares pois a sua concentração é menor no sangue.
A hematose tecidular ou a respiração interna é o processo inverso ao da hematose alveolar. O oxigénio passa do sangue para as células e o dióxido de carbono das células para o sangue.
https://goo.gl/eHMwJN
O oxigénio concentrado no sangue atravessa as paredes dos capilares pois a sua concentração é menor nas células.
O dióxido de carbono concentrado nas células atravessa as paredes dos capilares pois a sua concentração é menor no sangue.
Por sua vez, a respiração celular é o processo que transforma a glicose e o oxigénio em energia, originando também dióxido de carbono e vapor de água.
https://goo.gl/SqQsTE
Sem comentários:
Enviar um comentário