quinta-feira, 11 de maio de 2017

Estrutura e Funções do Sistema Linfático

O sistema linfático é constituído pela linfa, por vasos linfáticos e por gânglios linfáticos. Estes últimos, juntamente com o timo, a medula óssea, o baço e as amígdalas, constituem os órgãos linfoides.
https://goo.gl/TIzivw

Bildergebnis für sistema linfatico


Vasos linfáticos: canais que transportam a linfa com válvulas no seu interior, formam uma rede distribuída por todo o corpo.
Gânglios linfáticos: pequenos órgão que estão perfurados por canais, distribuídos pelo sistema linfático, locais de acumulação e proliferação da linfa.
https://goo.gl/jHtqB6
Ähnliches Foto
Timo: Órgão junto ao coração que produz certos linfócitos, muito reduzido no adulto.
https://goo.gl/NDmzwa
Ähnliches Foto
Medula óssea: tecido importante para o desenvolvimento de certos linfócitos
https://goo.gl/4uuRmQ
Bildergebnis für medula ossea
Baço: quase tão grande como um punho, esponjoso, liso, de cor púrpura, localiza-se na parte superior da cavidade abdominal, mesmo por baixo das costelas, no lado esquerdo. Apresenta tecidos ricos em linfócitos.
https://goo.gl/cIPGIQ
Bildergebnis für baço
Amígdalas: existem dois pares de amígdalas, de ambos os lados da faringe e nas base da língua, tecidos ricos em linfócitos.
https://goo.gl/gkzyS2
Bildergebnis für amigdalas
O sistema linfático e o sistema cardiovascular funcionam de forma coordenada para assegurar o equilíbrio do organismo humano.
Das várias funções do sistema linfático destacam-se a defesa do organismo, a drenagem de líquidos e o transporte de substâncias.
Defesa do organismo: em alguns órgãos linfoides (timo e médula óssea) formam-se ou diferenciam-se glóbulos brancos que se juntam à linfa e viajam pelo corpo. Noutros (gânglios linfáticos e baço), acumulam-se grandes quantidades de leucócitos, que asseguram a proteção do organismo e, além disso, eliminam células defeituosas e células velhas.
Drenagem: uma grande parte ada linfa intersticial não regressa logo aos vasos sanguíneos, sendo recolhida pelos vasos linfáticos.
Transporte de substâncias: o oxigénio e os nutrientes chegam às células através da linfa intersticial, que também recebe o dióxido de carbono e outros produtos de excreção. Nas vilosidades intestinais, os produtos da digestão dos líquidos e algumas vitaminas são absorvidas e transportadas pela linfa.

Tal com o sangue nas veias, a linfa não é bombeada, mas flui passivamente quando os vasos linfáticos de comprimem pelos músculos esqueléticos durante os movimentos corporais.
https://goo.gl/yNHuJP
Captura de ecrã - 2015-02-23, 22.51.19.png

1 comentário: