Boca
A digestão inicia-se na boca. Na mastigação, os alimentos são cortados, rasgados e triturados pelos dentes e, com a ajuda da língua, misturados com a saliva(insalivação).A amilase salivar decompõe o amidos em glícidos mais simples.
A deglutição é o nome que se dá da passagem do bolo alimentar para o esófago. na faringe, o epiglote impede a entrada dos alimentos nas vias respiratórias
https://goo.gl/PtF2C4

Esófago
O bolo alimentar chega ao estômago pelos movimentos peristálticos(contrações musculares, rítmicas e involuntárias, que ocorrem em certos órgãos e são responsáveis pela progressão ao longo do tubo digestivo) do esófago.https://goo.gl/G9dojb

Estômago
Os alimentos peristálticos do estômago misturam o bolo alimentar com o suco gástrico(produzido por glândulas gástricas da parede interna do estômago) que contém enzimas digestivas e ácido clorídrico.O ácido clorídrico elimina microorganismos nocivos e assegura a acidez necessária para a ação da pepsina(enzima que desdobra as proteínas).
O resultado da digestão estomacal é o quimo(massa semilíquida) que é lançada lentamente para o duodeno.
A entrada e a saída do bolo alimentar são controlados po anéis musculosos, a cárdia e o piloro, respetivamente.
https://goo.gl/etJskj

Intestino delgado
Quando o quimo entra no duodeno, ele sofre da ação do suco pancreático, do soco intestinal e da bílis.O suco pancreático é produzido no pâncreas e contém enzimas digestivas(tripsina, amilase e lipase) que continuam a digestão das proteínas, do amido e dos lípidos. Também contém secreções que neutralizam a acidez gástrica e criam um meio alcalino, adequado à atuação das enzimas.
O suco intestinal é produzido por glândulas intestinais na parede do intestino e contém enzimas digestivas que atuam sobre lípidos e prótidos.
A bílis é produzida continuamente pelo fígado(e armazenada pela vesícula biliar) e não contém enzimas digestivas, mas é lançada no duodeno e divide as gorduras em pequenas partículas que a lipases facilmente digerem.
Após a digestão no intestino delgado, os alimento encontram-se transformados em nutrientes simples:
- glicose e outros monossacarídeos, de glícidos complexos
- ácidos gordos e glicerol, de lípidos
- amoníacos, de proteínas
- vitaminas, sais minerais e água, que não sofrem digestão
Nessa fase, os nutrientes são muito reduzidos e adequados à absorção para o sangue e a linfa, exceto as fibras e os glícidos complexos(como a celulose) pois não existem enzimas no tubo digestivo e por isso não são digeridas.
htps://goo.gl/9vwdU3
Até chegar à absorção, os alimentos foram sujeitos a várias transformações químicas ao longo do tubo digestivo.
https://goo.gl/02RNcv

No intestino delgado,ocorre a maior parte da absorção. Os produtos da digestão dos lípidos e as vitaminas são absorvidas para a linfa, enquato que os restantes nutrientes ou seus transformados são absorvidos para o sangue.
A absorção é facilitada pelas válvulas coniventes(que estão situadas na parede interna do intestino delgado) e que estão revestidas por milhões de estruturas em forma de dedo, denominadas por vilosidades intestinais.
https://goo.gl/bFKpPr

Cada célula apresenta, por si, prolongamentos da sua membrana celular, as microvilosidades, que permitem aumentar a sua área superficial centenas de vezes e, assim, a sua capacidade de absorção de nutrientes. Os materiais que não são absorvidos no intestino delgado continuam para o intestino grosso.
https://goo.gl/8I62v8

Intestino grosso
São absorvidos a água e alguns sais minerais. Também são armazenadas as fezes antes de as eliminar. A maioria microbiota humana habite o intestino grosso e desempenha um papel importante nasíntese de certas vitaminas(como as vitaminas B e K).https://goo.gl/Rd5PnF

Sem comentários:
Enviar um comentário