A passagem dos leucócitos, através de espaços entre células da parede dos vasos sanguíneos é chamada a diapedeseo que é só possível devido aos movimentos e às formas flexíveis dos leucócitos.
https://goo.gl/4LNSjK
Assim, os leucócitos fazem parte de um sistema de defesa que protege o organismo de doenças provocadas por vírus, bactérias, parasitas ou fungos: o sistema imunitário.
https://goo.gl/73Enzn

Para proteger o organismo, os glóbulos brancos usam um processo chamado de fagocitose. Quando então entram partículas ou microrganismos estranhos, os leucócitos capturam-nos e que digerem-nos no seu interior.
https://goo.gl/ld4qNr

Quando a pele é perfurada, abre-se uma via de entrada de microrganismos patogénicos. Os leucócitos abandonas nos vasos sanguíneos por diapedese e servem-se da fagocitose para destruir os microorganismos e começam com a reparação dos tecidos .
https://goo.gl/iL0CyR

As células infetadas com vírus ou as células cancerosas são reconhecidas e atacadas por certos leucócitos(os linfócitos) que a elas se ligam, libertando produtos químicos que provocam a sua destruição.
https://goo.gl/9gmC0E

Os linfócitos também conseguem "memorizar" caraterísticas de um invasor, para o combater mais eficazmente e produzir anticorpos. Os anticorpos são proteínas que se ligam a agentes estranhos específicos, denominados antigénios, para que fiquem marcados ou neutralizados. Um antigénio é qualquer molécula capaz de desencadear uma resposta imunitária, que passa pela produção de anticorpos específicos que apenas reconhecem e neutralizam esse antigénio.
Sem comentários:
Enviar um comentário