terça-feira, 30 de maio de 2017

Infeções Sexualmente Transmissíveis

Há diferentes infeções sexualmente transmissíveis, como a hepatite B, herpes, SIDA, gonorreia, VIH, clamídia, sífilis, micoses e tricomonas, sendo a SIDA a mais conhecida.
Quando uma pessoa apresenta sintomas de uma das doenças não é certo de ter essa mesma doença, por isso é necessário consultar um médico.

Sintomas de IST nos homens:
  • Corrimentos pela uretra em quantidade e cores variadas
  • Ardor quando urina
  • Dores e inchaço nos testículos
  • Abcessos, aftas, vermelhidão e prurido no pénis ou nos testículos
  • Vermelhidão no céu da boca ou na faringe 
  • Dor difusa no intestino
  • Inchaço ou úlceras no ânus

Sintomas de IST nas mulheres:

  • Corrimentos com mau odor a nível da vagina
  • Prurido, ulcerações, abcessos, inflamação da vulva ou no interior da vagina
  • Dores e ardor quando urina
  • Dores e ardor durante as relações sexuais
  • Vermelhidão no palato e na faringe
  • Hemorragias fora do período da menstruação
  • Inflamações na zona genital
  • Dor de barriga
  • Menstruação irregular
  • Dor difusa no cólon
  • Inflamações, ulceração no anus
SIDA
A SIDA é uma consequência tardia do aparecimento do VIH. Ataca o sistema imunitário, abrindo o caminho para outras doenças. Não é curável.

Hepatite B
Infeção viral que conduz à inflamação do fígado. É possível a cicatrização do fígado e cancro do fígado. Esta doença não tem sintomas. Existe uma vacina e uma terapia com hipótese de sucesso reduzidas.

Clamídia
Infeção bacteriana que leva aos mesmos sintomas que a gonorreia, podendo causar esterilidade. Os sintomas podem desaparecer sem a infeção ser curada. É curável.

Herpes
Infeção viral que faz arder os órgãos sexuais e os lábios. o vírus pode ser transmitido ao recém-nascido. Não existe cura, mas os sintomas podem ser diminuídos.

Gonorreia
Infeção bacteriana que conduz a inflamações na uretra com corrimentos dolorosos. Causa inflamação da cavidade abdominal (mulheres), esterilidade (homens e mulheres) e cegueira (recém-nascido). Existe cura.

Tricomonas
Infeção que arde durante a urinação e corrimentos de odor desagradável. Tem cura.

Sífilis
Infecção bacteriana que leva à formação de um abcesso, que desaparece, e a erupções no tronco e pés. Causa deterioração da aorta e do sistema nervoso. Na fase inicial, é curável.

Micoses
Infeções que causam comichão e dores. É curável.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Planfleto "Ação Contra-Fumadores"

Loading...
I am loading

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Doenças e Saúde do Sistema Respiratório

O bom funcionamento do sistema respiratório depende de quatro processos:
  • Ventilação pulmonar: o ar tem de circula nos pulmões
  • Hematose alveolar: tem de haver uma troca constante de gases nos alvéolos pulmonares
  • Transporte dos gases tóxicos: o oxigénio e o dióxido de carbono têm de circular entre as células e os alvéolos pulmonares
  • Hematose tecidular: tem de haver uma troca constante de gases nas células
De qualquer perturbação de qualquer uma dessas funções dá origem uma doença.

Doenças

Cancro de pulmão
é o cancro mais comum em todo o mundo, diagnosticando-se mais de 1 milhão de novos casos. Em Portugal, é um dos cancros que causa mais óbitos. O seu principal responsável é o fumo de tabaco, é responsável por 9 em 10 casos. Também  pessoas não fumadoras que estão expostas ao fumo (fumadores passivos) têm um risco maior de cancro de pulmão.
Como todos os cancros, o cancro do pulmão consiste na multiplicação descontrolada de células anormais.
https://goo.gl/rpvDmR
Resultado de imagem para componentes do cigarro
https://goo.gl/99H2gA

Asma
É uma doença pulmonar, frequentemente crónica, que se deve ao estreitamento dos brônquios e aos bronquíolos, o que se manifesta em crises imprevistas de dificuldades respiratórias. O estreitamento forma-se pela contração dos músculos das vias aéreas e à acumulação de muco.
A inalação de pólenes, bolores, partículas de pelos ou penas, fumos, poeiras ou perfume; a ingestão de certas comidas, bebidas ou medicamentos; o stresse, a ansiedade ou o exercício físico podem desencadear um ataque de asma.
https://goo.gl/lz7RNp
Resultado de imagem para asma

Pneumonia
A pneumenia afeta os alvéolos pulmonares, sendo, geralmente, provocada por bactérias, mas também por vírus e fungos. A doença consiste na acumulação de muco nos alvéolos, dificultando a hematose pulmonar.
https://goo.gl/iN6x6d
Resultado de imagem para pneumonia

Como o sistema respiratório está em constante contacto com o exterior, é importante de tomar medidas para a sua proteção:

  • Evitar ambientes poluídos
  • Manter os espaços interiores limpos e ventilados
  • Higiene pessoal diária
  • Cobrir a boca e o nariz sempre que espirrar ou tossir
  • Exercício físico regular
  • Descanso suficiente
  • Beber água
  • Alimentação saudável
  • Não fumar ou se expor ao fumo de tabaco

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Trocas Gasosas

As trocas gasosas ocorrem nos alvéolos pulmonares, assim como a conversão de sangue venoso em sangue arterial.
Ao processo de intercâmbio de oxigénio de de dióxido de carbono entre o ar presente nos alvéolos pulmonares e o sangue nos capilares envolventes dá-se o nome de hematose pulmonar ou respiração externa.
https://goo.gl/HanuQb
Bildergebnis für As trocas gasosas ocorrem nos alvéolos pulmonares, assim como a conversão de sangue venoso em sangue arterial.
Legenda: PO2 - percentagem de oxigénio/ PCO2 - percentagem de dióxido de carbono

A difusão de gases entre os alvéolos pulmonares e o sangue devem-se às pressões parciais de oxigénio e de dióxido de carbono.
O dióxido de carbono concentrado no sangue atravessa as paredes finas dos alvéolos pulmonares pois a sua concentração é menor nos alvéolos pulmonares.
O oxigénio concentrado nos alvéolos pulmonares atravessa as paredes dos alvéolos pulmonares pois a sua concentração é menor no sangue.

A hematose tecidular ou a respiração interna é o processo inverso ao da hematose alveolar. O oxigénio passa do sangue para as células e o dióxido de carbono das células para o sangue.
https://goo.gl/eHMwJN
Bildergebnis für troca de oxigenio e dioxido de carbone entre o sangue e as celulas
O oxigénio concentrado no sangue atravessa as paredes dos capilares pois a sua concentração é menor nas células.
O dióxido de carbono concentrado nas células atravessa as paredes dos capilares pois a sua concentração é menor no sangue.

Por sua vez, a respiração celular é o processo que transforma a glicose e o oxigénio em energia, originando também dióxido de carbono e vapor de água.
https://goo.gl/SqQsTE
Bildergebnis für respiração celular

Ventilação Pulmonar

A ventilação pulmonar é um processo mecânico através do qual o ar entra e sai do pulmão. Resulta da inspiração e da expiração.
https://goo.gl/mysPg3
Bildergebnis für ventilação pulmonar animação
A inspiração consiste na entrada do ar, através do aumento do volume da caixa torácica. Para isso, as costelas movem-se para cima e fora, devido à contração dos músculos intercostais, e do diafragma, que baixa e aplana para dar espaço aos pulmões para se estenderem. A extensão dos pulmões provoca baixa pressão nos pulmões para que fique mais baixa do que a pressão atmosférica, o que permite a entrada de ar nas vias respiratórias.

A expiração consiste na saída do ar, através da diminuição do volume da caixa torácica. Para isso, as costelas movem-se para baixo e dentro, devido ao relaxamento dos músculos intercostais, e do diafragma, que se eleva, para obrigar os pulmões a se contraírem. A contrção dos pulmões provoca alta pressão nos pulmões para que fique mais alta do que a pressão atmosférica, o que obriga o ar a sair.
https://goo.gl/1kBZ2P
Ähnliches Foto
A um momento de inspiração seguido a um de expiração dá-se o nome de ciclo respiratório.
O número de ciclos respiratórios por unidade de tempo é a frequência ventilatória.
A medida da capacidade de expansão da caixa torácica (e também do volume do ar inspirado) designa-se como amplitude ventilatória.

Todas estes movimentos respiratórios são controlados pelo sistema nervoso. O bolbo raquidiano possui centros respiratórios que regulam a amplitude e a frequência respiratórias.
https://goo.gl/xUpOBe
Bildergebnis für centro respiratorio

Funções do Sistema Respiratório

A principal função do sistema respiratório é assegurar o fornecimento de oxigénio ao corpo e de libertar o dióxido de carbono.
O percurso do ar no sistema respiratório é descrito em diferentes etapas.
  1. Entrada do ar nas fossas nasais - quando o ar entra nas fossas nasais, é aquecido pelo sangue que circula nas suas paredes, é filtrado e humedecido. As mensagens olfativas são recebidas ali.
  2. Passagem do ar pela faringe - o ar passa pela faringe onde as amígdalas se intersetam e destroem microorganismos nocivos.
  3. Passagem do ar pela laringe - o ar passa pela faringe até à traqueia. Na extremidade superior da laringe, a epiglote impede que os alimentos e a água entrem para os pulmões. A laringe também participa na emissão de sons, pois o ar expirado passa pelas cordas vocais.
  4. Passagem do ar pela traqueia - na traqueia, o muco aprisiona poeiras que até ali conseguiram chegar e manda-os de volta às fossas nasais e à boca por ação dos cílios vibráteis das suas paredes. Na região torácica, a traqueia divide-se em dois brônquios, que se ramificam em bronquíolos até aos alvéolos pulmonares.

terça-feira, 16 de maio de 2017

Constituição do Sistema Respiratório

O sistema respiratório é constituído pelos pulmões na caixa toráxica e pelas vias respiratórias (fossas nasais, faringe, laringe, traqueis, brônquios e bronquíolos) que são a ligação dos pulmões e do exterior.
https://goo.gl/Y7bFvZ
Ähnliches Foto

Fossas nasais: duas cavidades revestidas por uma membrana pegajosa coberta de muco que aquece, humedece e filtra o ar de poeiras e micróbios.
https://goo.gl/lBIPtE
Bildergebnis für o sistema respiratório fossas nasais
Faringe: Canal muscular que faz a ligação entre as fossas nasais e a laringe.
https://goo.gl/DSlpND
Bildergebnis für o sistema respiratório faringe
Laringe: Caixa formada por peças cartilagíneas contendo pregas membranosas chamadas cordas vocais.
https://goo.gl/8ZCl5l
Bildergebnis für o sistema respiratório laringe
Traqueia: Tubo formado por anéis cartilagíneos incompletos, revestido por células ciliadas e células produtoras de muco.
https://goo.gl/u8Um96
Bildergebnis für traqueia
Pulmões: órgãos de aspeto esponjoso, constituídos por milhões de álveolos pulmonares, que assentam no diafragma e são divididos por uma dupla membrana chamada pleura. Dividem-se em lobos pulmonares, existindo dois no pulmão esquerdo e três no direito.
https://goo.gl/9b53Zx
Bildergebnis für pulmões
Brônquios: Canais formados por anéis cartilagíneos completos, revestidos por células ciliadas e células produtoras de muco, que se ramificam em tubos cada vez mais finos.
Bronquíolos: resultam da ramificação dos brônquios e possuem sacos nas suas extremidades.
https://goo.gl/KmUqG8
Bildergebnis für bronquios
Alvéolos pulmonares: câmaras esféricas microscópicas, com paredes formadas por uma camada de células, que estão dentro de um saco alveolar e que estão envolvidos numa rede de capilares sanguíneos.
https://goo.gl/4j0p3T
Bildergebnis für o sistema respiratório alveolos pulmonares

Leucemia

Como já foi referido no post anterior, a leucemia é uma doença que afeta os leucócitos tornando-os cancerosos impedindo a produção de leucócitos saudáveis, eritrócitos e plaquetas.

Existem dois tipos de leucemia: a leucemia crónica e a leucemia aguda.
Leucemia crónica: no início, as células sanguíneas anómalas ainda desempenham a sua função, e a pessoa pode não ter quaisquer sintomas mas, lentamente, a leucemia vai piorando à medida que o número de células tumorais aumenta.
Leucemia aguda: as células sanguíneas são muito anómalas e não conseguem desempenhar as suas funções e o número de células anómalas aumenta rapidamente. Assim, a leucemia aguda piora rapidamente.
Sintomas:
  • Febre e suores nocturnos
  • Infecções frequentes
  • Sensação de fraqueza ou cansaço
  • Dor de cabeça
  • Sangrar e fazer nódoas negras (hematomas) facilmente: gengivas que sangram, manchas arroxeadas na pele, ou pequenas pintas vermelhas sob a pele
  • Dor nos ossos e articulações
  • Inchaço ou desconforto no abdómen
  • Gânglios inchados, especialmente os do pescoço e das axilas
  • Perda de peso
Pessoas que estão em risco:
  • Pessoas expostas a níveis elevados de radiação
  • Pessoas que trabalham com determinados químicos (por ex.: benzeno, formaldeído, etc.)
  • Pessoas que usam a quimioterapia
  • Algumas doenças genéticas podem provocar leucemia
  • Pessoas com o síndrome mielosdisplásico


Tratamento: O plano de tratamento depende do tipo de de tratamento a efetuar e do estádio da doença. O médico tem de ter em consideração o tipo de leucemia, a possível presença de células tumorais no líquido cefalo-raquidiano, o estado geral de saúde do paciente e se a Leucemia já foi previamente tratada
Métodos de tratamento:

Quimioterapia - é o método mais usado. Consiste em matar as células afetadas através de fármacos. Pode ser feita de várias maneiras:
  • Através de comprimidos
  • Através de injeção
  • Através de um cateter que é colocado numa grande veia
  • Através de uma injeção que é diretamente feita mo líquido cefalo-raquidiano
  • Através de injeção na coluna
Imunoterapia - este tipo de tratamento melhora as defesas naturais contra o cancro. É absolvido através de uma injeção numa veia.
Radioterapia - esta terapia usa raios de elevada energia para matar as células cancerosas. Para a maioria dos doentes, a máquina dirige a radiação para a parte do corpo afetada. Noutros doentes, a radiação é dirigida para todo o corpo.
Transplante de células estaminais - um transplante de células estaminais permite o tratamento com doses mais elevadas de fármacos, de radiação ou de ambos. As doses elevadas destroem as células cancerosas, mas também as células sanguíneas saudáveis que, de seguida, são substituídas por células estaminais saudáveis.
Existem vários tipos de transplantes de células estaminais:

  • Transplante da medula óssea - as células provêm da medula óssea
  • Transplante de células estaminais periféricas - as células provêm do sangue periférico
  • Transplante do sangue do cordão umbilical - para uma criança sem dador, o sangue do cordão umbilical de um pré-nascido pode ser usado
Pessoas dadoras:
  • Auto-transplante - as células estaminais da pessoa que vai ser tratada são retiradas e congeladas para, após o tratamento, serem devolvidas à pessoa
  • Transplante alogénico - usa células estaminais de um dador com um tipo de sangue compatível
  • Transplante singénico - as células provêm do gémeo idêntico saudável.
Efeitos secundários de cada tratamento:
Quimioterapia:
  • Diminuição do número total de células estaminais (saudáveis)
  • Perda dos cabelos e pelos do corpo
  • Afetação do aparelho digestivo
  • Afetação da fertilidade
Imunoterapia:
  • Erupções cutâneas e inchaço nas zonas de injeção
  • Sintomas de gripe
Radioterapia:
  • Cansaço
  • Possível mudança da cor da pele
Transplante de células estaminais:
  • Infeções
  • Perda de sangue
  • Pode haver rejeição das células estaminais doadas

FonteInfo Cancro

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Doenças e Saúde do Sistema Linfáticos

Algumas das doenças mais frequentes do sistema linfático são a leucemia , o linfoma e o linfedema.

Leucemia
Existem vários tipos de leucemia, mas todos envolvem o desenvolvimentos de leucócitos cancerosos. Esta doença afeta os leucócitos que se encontram numa fase ainda imatura. A multiplicação incontrolada de leucócitos cancerosos reduz a produção de eritrócitos, de leucócitos saudáveis e de plaquetas. As células cancerosas dispersam-se pela corrente sanguínea, provocando o aumento dos gânglios, do baço e do fígado. Além disso, levam o cancro para os outros tecidos e órgãos do corpo.
https://goo.gl/8F7svU
Resultado de imagem para leucemia
Linfoma
O linfoma é uma doença que afeta um certo tipo de leucócitos, os linfócitos. Os linfócitos tornam-se cancerosos que se multiplicam sem controlo nos gânglios linfáticos e o cancro começa-se a espalhar.
https://goo.gl/NkIyYe
Bildergebnis für ganglio linfatico leukemia
Linfedema
O linfedema caraterísa-se pelo inchaço dos tecidos moles, geralmente os membros, devido a uma drenagem deficiente. Pode surgir como consequência infeções bacterianas ou cirurgias oncológicas que afetam o sistema linfático
https://goo.gl/107YzQ
Resultado de imagem para linfedema

Um bom funcionamento do sistema linfático é fundamental para manter o equilíbrio do organismo. Uma dieta saudável, ingestão suficiente de água, manter baixa a carga de toxinas são medidas para diminuir o esforço do sistema linfático. Também o suor ajuda na desentoxidação. O exercício físico regular e as massagens corporais estimulam a circulação linfática enquanto que vestuário apertado comprime os gânglios linfáticos e dificulta o fluir da linfa.

Estrutura e Funções do Sistema Linfático

O sistema linfático é constituído pela linfa, por vasos linfáticos e por gânglios linfáticos. Estes últimos, juntamente com o timo, a medula óssea, o baço e as amígdalas, constituem os órgãos linfoides.
https://goo.gl/TIzivw

Bildergebnis für sistema linfatico


Vasos linfáticos: canais que transportam a linfa com válvulas no seu interior, formam uma rede distribuída por todo o corpo.
Gânglios linfáticos: pequenos órgão que estão perfurados por canais, distribuídos pelo sistema linfático, locais de acumulação e proliferação da linfa.
https://goo.gl/jHtqB6
Ähnliches Foto
Timo: Órgão junto ao coração que produz certos linfócitos, muito reduzido no adulto.
https://goo.gl/NDmzwa
Ähnliches Foto
Medula óssea: tecido importante para o desenvolvimento de certos linfócitos
https://goo.gl/4uuRmQ
Bildergebnis für medula ossea
Baço: quase tão grande como um punho, esponjoso, liso, de cor púrpura, localiza-se na parte superior da cavidade abdominal, mesmo por baixo das costelas, no lado esquerdo. Apresenta tecidos ricos em linfócitos.
https://goo.gl/cIPGIQ
Bildergebnis für baço
Amígdalas: existem dois pares de amígdalas, de ambos os lados da faringe e nas base da língua, tecidos ricos em linfócitos.
https://goo.gl/gkzyS2
Bildergebnis für amigdalas
O sistema linfático e o sistema cardiovascular funcionam de forma coordenada para assegurar o equilíbrio do organismo humano.
Das várias funções do sistema linfático destacam-se a defesa do organismo, a drenagem de líquidos e o transporte de substâncias.
Defesa do organismo: em alguns órgãos linfoides (timo e médula óssea) formam-se ou diferenciam-se glóbulos brancos que se juntam à linfa e viajam pelo corpo. Noutros (gânglios linfáticos e baço), acumulam-se grandes quantidades de leucócitos, que asseguram a proteção do organismo e, além disso, eliminam células defeituosas e células velhas.
Drenagem: uma grande parte ada linfa intersticial não regressa logo aos vasos sanguíneos, sendo recolhida pelos vasos linfáticos.
Transporte de substâncias: o oxigénio e os nutrientes chegam às células através da linfa intersticial, que também recebe o dióxido de carbono e outros produtos de excreção. Nas vilosidades intestinais, os produtos da digestão dos líquidos e algumas vitaminas são absorvidas e transportadas pela linfa.

Tal com o sangue nas veias, a linfa não é bombeada, mas flui passivamente quando os vasos linfáticos de comprimem pelos músculos esqueléticos durante os movimentos corporais.
https://goo.gl/yNHuJP
Captura de ecrã - 2015-02-23, 22.51.19.png

A Linfa

Além do sistema cardiovascular, existe outro sistema que circula pelo nosso corpo: o sistema linfático, que permite a circulação da linfa.
A linfa é um fluido transparente constituído por plasma e por leucócitos. Este fluido tem de ser constantemente renovado para manter o equilíbrio do meio interno. Para isso, a linfa intersticial é recolhida por capilares linfáticos de calibre cada vez maior que devolvem a linfa à circulação sanguínea.
https://goo.gl/4kdPEy
Bildergebnis für sistema linfatico
A linfa pode ser dividida em dois tipos:

  • Linfa intersticial - é a linfa que está entre as células
  • Linfa circulante - é a linfa que circula nos vasos linfáticos

Relatório sobre a experiência "Dissecação do Coração de um Mamífero"



Relatório de Ciências Naturais

Relatório n.º 2                    Smilla Hatscher                                              Nº 11     9ºA

Introdução: Com esta experiência pretendemos analisar a estrutura externa e interna do coração. Temos como objetivos a cumprir: descrever a estrutura interna do coração.

Materiais: O material que usamos foi três corações de porco, luvas de borracha, tabuleiro de dissecação, bistouri, tesoura, pinças, sonda canelada e palhinhas flexíveis azuis e vermelhas.

Método: Calçamos as luvas e observamos a estrutura externa do coração, identificando a face ventral (convexa) e a face dorsal(achatada).

Identificamos a localização das aurículas e dos ventrículos de fora. Com a ajuda da sonda identificamos as artérias e as veias. Depois de identificadas as artérias e as veias identrificamos os vasos em que circula sangue arterial e sangue venoso com palhinhas vermelhas e azuis, respetivamente. Explicamos a circulação sistémica e a circulação pulmonar com a ajuda das palhinhas.

Cortamos a partir da veia cava superior a aurícula direita para observar o seu interior. Cortamos a partir da artéria pulmonar o ventrículo direito para analisar o seu interior. Identificamos a válvula tricúspide e a válvula semilunar pertencente a esse lado do coração.

Cortamos a partir da veia pulmonar a aurícula esquerda para observar o seu interior. Cortamos a partir da artéria aorta o ventrículo esquerdo para analisar o seu interior. Identificamos a válvula bicúspide e a válvula semilunar pertencente a esse lado do coração.

Por fim, examinamos as espessuras do miocárdio. Reparamos que o miocárdio é mais espesseo nos ventrículos do que nas aurículas e que mais espesso no ventrículo esquerdo do que no direito.

Resultados: Tabela que contém as trajetórias dos dois tipos de sangue:


Sangue venoso
Sangue arterial
Percurso
Entra pelas veias cavas para a aurícula direita para passar de seguida para o ventrículo direito donde ele vai, através da artéria pulmonar, para os pulmões.
Entra pelas veias pulmonares para a aurícula esquerda para passar de seguida para o ventrículo esquerdo donde ele vai, através da artéria aorta, para todo o corpo..

Discussão: Tendo em conta todos os procedimentos que realizamos, podemos concluir que:

  • No lado esquerdo do coração apenas circula sangue arterial e no lado direito sangue venoso
  • Aos ventrículos estão ligados artérias e às aurículas estão ligados veias
  • As válvulas tricúspides e bicúspides separam as aurículas dos ventrículos
  • O miocárdio é mais espesso nos ventrículos do que nas aurículas
  • O miocárdio é mais espesso no ventrículo esquerdo do que no direito

Conclusões: No coração, tudo tem uma função específica e extremamente importante.

Fontes: Salsa-José Cunha-Rui (2005) CienTIC g. Porto Editora Porto (p.p. 107)

terça-feira, 9 de maio de 2017

Resumo do Sistema Cardiovascular

Doenças e Saúde do Sistema Cardiovascular

As doenças do sistema cardiovascular afetam o sangue e o coração. a maioria dessas doenças resultam da acumulação de gordura nas paredes das artérias, essa doença designa-se por aterosclerose. Essa doença pode existir a anos sem se aperceber, e quando aparecem os primeiros sintomas a doença está, geralmente, já num estado avançado.
https://goo.gl/D3kgah
Resultado de imagem para aterosclerose
A aterosclerose pode ter como consequência doenças como:

  • o enfarte do miocárdio, quando uma artéria coroária fica obstruída por um coágulo de sangue e as células do coração começam a morrer devido à falta de oxigénio e nutrientes e à acumulação de produtos de excreção tóxicos

https://goo.gl/vp6CFq
Bildergebnis für enfarte do miocardio

  • o acidente vascular cerebral (AVC), quando decorre um entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais tendo em consequência a perda súbita da capacidade cerebral.

https://goo.gl/NTFQVv
Bildergebnis für acidente vascular cerebral
A ciência e a tecnologia estão em desenvolvimento para atenuar os problemas associados ao sistema cardiovascular, pelo desenvolvimento de novos medicamentos, técnicas cirúrgicas menos invasivas e a conceção de dispositivos mecânicos que possam melhorar o trabalho do coração e dos vasos sanguíneos ou mesmo substituir o coração.

A angioplastia é uma operação realizada para alargar uma secção de artéria que foi estreitada ou obstruída por um ateroma.
https://goo.gl/rMLb7l
Resultado de imagem para aterosclerose
O coração mecânico pretende substituir o coração, substituindo os ventrículos. É normalmente apenas uma solução temporal.
https://goo.gl/D38f8R

É importante para todas as pessoas de adotar medidas para um bom funcionamento do sistema cardiovascular. As medidas sendo:

  • Evitar drogas
  • Evitar excesso de sal
  • Controlar o peso e a alimentação
  • Evitar as gorduras
  • Vigiar os níveis de colesterol
  • Vigiar os níveis de glicose
  • Medir regularmente a pressão arterial
  • Gerir o stresse
  • Praticar exercício físico

Circulação do Sangue

Numa circulação completa, pode-se considerar dois trajetos:

  • a circulação pulmonar e 
  • a circulação sistémica.

https://goo.gl/Bf7Qyn
Bildergebnis für circulação sanguinea

Circulação pulmonar: o sangue venoso é enviado para os pulmões através da artéria pulmonar. O sangue agora arterial (enriquecido com oxigénio) volta através das veias pulmonares. O sangue venoso passa para arterial devido à hematose do coração.
Etapas:

  1. Ventrículo direito
  2. Artéria pulmonar
  3. Pulmão (sangue passa de venoso para arterial)
  4. Veias pulmonares
  5. Aurícula esquerda

Circulação sistémica: o sangue arterial é enviado para os tecidos do corpo através da artéria aorta. O sangue agora venoso (enriquecido com dióxido de carbono) volta através das veias cavas. O sangue arterial passa para venoso devido à hematose dos tecidos.
Etapas:

  1. Ventrículo esquerdo
  2. Artéria aorta
  3. Tecidos (sangue passa de arterial para venoso)
  4. Veias cavas
  5. Aurícula direita
Distribuição do volume do sangue no corpo humano:
54% - Veias
18% - Circulação pulmonar
12% - Coração
11% - Artérias
5% - Capilares

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Vasos Sanguíneos

O sangue circula por vasos sanguíneos com estruturas diferentes, adaptadas às suas funções.
https://goo.gl/sihSTc
Bildergebnis für arteríolas
As artérias são vasos sanguíneos que transportam o sangue do coração para todo o corpo. Possuem paredes espessas e elásticas, resistentes à pressão sanguínea.

As arteríolas são vasos de menor diâmetro e calibre e são ramificações de artérias.

Os capilares, de diâmetro microscópico, são os vasos sanguíneos que permitem as trocas de substâncias com as células do corpo, devido as suas paredes finas constituídas por uma única camada de células.
Os capilares são ramificações das arteríolas e formam uma extensa e apertada rede nos tecidos para garantir que todas as células possam aceder aos nutrientes e ao oxigénio e libertar o dióxido de carbono e outros produtos de excreção.

As vénulas são vasos de menor calibre e resultam da junção de capilares.

As veias são vasos de grande calibre que transportam o sangue de todas as partes do corpo para o coração. São menos espessas e elásticas do que as artérias pois não estão sujeitas à pressão arterial.
As veias maiores possuem válvulas venosas que evitem o refluxo do sangue e asseguram que o sangue circula sempre para o coração.
Funcionamento das válvulas venosas
https://goo.gl/u5K2oc
Bildergebnis für funcionamento válvulas venosas

O Ciclo Cardíaco

O bombeamento do sangue deve-se a sucessivas contrações (sístoles) e relaxamentos (diástoles) do coração. Durante a sístole ocorre um esvaziamento e durante a diástole ocorre o enchimento das cavidades do coração.
A sequência de fenómenos que ocorre no coração durante um batimento cardíaco designa-se ciclo cardíaco. Num ciclo cardíaco existem três fases: 
  • a diástole geral (total)
  • a sístole auricular
  • sístole ventricular

https://goo.gl/FP6w5E
Bildergebnis für ciclo cardíaco
Diástole geral:
  • O miocárdio está relaxado e a pressão é baixa.
  • As aurículas enchem-se de sangue
  • As válvulas auriculoventriculares inicialmente fechadas abrem-se com a pressão
  • O sangue passa para os ventrículos de uma forma passiva
  • As válvulas semilunares estão fechadas

Sístole auricular:

  • Contração das aurículas e aumento da pressão
  • Passagem forçada do sangue para os ventrículos
  • Aumento da pressão nos ventrículos
  • Fecho das válvulas auriculoventriculares
  • As válvulas semilunares permanecem fechadas

Sístole ventricular:
  • Contração dos ventrículos e aumento da pressão.

  • Abertura das válvulas semilunares

  • Passagem do sangue para a artéria aorta e artéria pulmonar

  • As válvulas auriculoventriculares permanecem fechadas

  • Diminuição da pressão nos ventrículos

Um batimento cardíaco corresponde a cerca de 0,8 segundos. O coração bate em média 80 vezes por minuto, o que depende da idade e da atividade corporal. O número de batimentos cardíacos por unidade de tempo é normalmente expresso em batimentos por minuto (bpm). O fecho das válvulas auriculoventriculares e das válvulas semilunares produzem ruídos, respetivamente 1.º e 2.º ruídos cardíacos que são audíveis com um estetoscópio.
https://goo.gl/oZ7iyK
Bildergebnis für estetoscopio
A pressão sanguínea é a força que é exercida pelo sangue sobre as paredes dos vasos sanguíneos. A pressão sanguínea varia entre os valore de 80 mmHg e 120 mmHg e é medida com um tensiómetro.
https://goo.gl/G9HTUS
Bildergebnis für tensiometro

Estrutura e Função do Coração

O coração é um órgão muscular oco que se situa na cavidade torácica, ligeiramente deslocado para a direita, entre os pulmões e acima do diafragma.
https://goo.gl/J8m4E1
Bildergebnis für coração localização no corpo humano
Está dividido em duas metades que não comunicam entre si. Cada metade tem duas cavidades, uma aurícula e um ventrículo. As aurículas, em posição superior, são mais pequenas e apresentam paredes mais finas do que os ventrículos, em posição inferior.
A parte direita dos coração está separada da esquerda por septos. O septo interauricular separa as aurículas e o septo interventricular separa os ventrículos.
https://goo.gl/SBJ8He
Bildergebnis für coração estrutura interna e externa
As aurículas comunicam com os ventrículos através de aberturas chamadas válvulas auriculoventriculares: a válvula triscúspide do lado direito e a válvula bicúspide(ou mitral) do lado esquerdo.Também existem válvulas entre os ventrículos e as artérias que se designam válvulas semilunares ou sigmoides.
https://goo.gl/Cu9kPq
Resultado de imagem para corte transversal do coração
Corte traversal do coração
O miocárdio apresenta diferentes espessuras de paredes das cavidades do coração. Esta diferença explica-se  pela distância que cada cavidade bombeia o sangue. O miocárdio é mais espesso:
  • nos ventrículos do que nas aurículas, pois as aurículas necessitam de uma pequena força de contração para enviar o sangue para os ventrículos;
  • no ventrículo esquerdo do que no direito, pois o ventrículo esquerdo necessita de uma grande força de contração para impulsionar o sangue para todas as partes do corpo e a uma maior distância do que do ventrículo direito, que bombeia o sangue para os pulmões.

Estruturas e funções do coração


Estrutura
Função
Veias cavas
Recebem o sangue venoso(rico em dióxido de carbono) de todas as partes do corpo
Aurícula direita
Recebe o sangue venoso das veias cavas e bombeia-o para o ventrículo direito
Ventrículo direita
Recebe o sangue venoso da aurícula direita e bombeia-o para os pulmões
Artéria pulmonar
Recebe o sangue do ventrículo direito e transporta-o para os pulmões
Veias pulmonares
Recebem o sangue arterial(rico em oxigénio) dos pulmões
Aurícula esquerda
Recebe o sangue arterial das veias pulmonares e bombeoa-o para o ventrículo esquerdo
Ventrículo esquerda
Recebe o sangue arterial da aurícula esquerda e bombeia-o para todo o corpo
Artéria aorta
Recebe o sangue do ventrículo esquerdo e transporta- para todo o corpo
Válvulas auriculoventriculares
Abrem para permitir a passagem do sangue das aurículas para os ventrículos e fecham, de seguida, para impedir o retorno do sangue
Válvulas semilunares
Abrem para permitir a passagem do sangue dos ventrículos para as artérias e fecham, de seguida, para impedir o retorno do sangue

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Constituição do Sistema Cardiovascular

O sistema cardiovascular é estudada e conhecida desde a Antiguidade, sobretudo devido ao uso de órgãos de mamíferos como o morcego, o coelho e o porco, como modelos. Devido ao elevado parentesco evolutivo com a espécie humana os órgãos são semelhantes aos do ser humano.
O porco é um dos animais mais utilizados na investigação médica, devido às grandes semelhanças de muitos órgãos, como o coração, o fígado e os rins.
https://goo.gl/Qg7uTf
Bildergebnis für coração humano
O sistema cardiovascular é constituído pelo sangue, pelo coração e pelos vasos(artérias e veias).
Coração: órgão muscular, com cavidades e válvulas no interior, que bobeia o sangue e permite a sua circulação por todo o corpo através de vasos sanguíneos.
Artérias: vasos sanguíneos resistentes, musculados e elásticos, que conduzem o sangue do coração para todas as partes do corpo
Veias: vasos sanguíneos de grande calibre que conduzem o sangue de todas as partes do corpo para o coração

Capilares: vasos sanguíneos muito pequenos e numerosos que permitem a troca de substâncias com as células do corpo
https://goo.gl/Sy2TXz
Ähnliches Foto


segunda-feira, 27 de março de 2017

Constituintes e Funções do Sangue

Grupos Sanguíneos


A presença de dois antigénios naturais A e B à superfície dos eritrócitos determina a pertença de um indivíduo a um dos grupos sanguíneos do sistema ABO.
https://goo.gl/yB24Zt
Resultado de imagem para O sistema ABO
Os anticorpos naturais (ou aglutininas) são proteínas presentes no plasma humano. Reagem de forma específica com os antigénios que lhes correspondem.
Existem dois anticorpos naturais no plasma:
  • anticorpo anti-A: liga-se ao antigénio A nos eritrócitos
  • anticorpo anti-B: liga-se ao  antigénio B nos eritrócitos
Quando os anticorpos encontram os antigénios que lhes correspondem, produz-se uma reação que imobiliza totalmente os eritrócitos, a aglutinação.
https://goo.gl/6kaH8s
Bildergebnis für ligação dos antígenos com os anticorpos correspondentes
Devido ao facto de um indivíduo não pode ter um dado antigénio natural e o seu correspondente anticorpo, terá de haver muito cuidado nas transfusões de sangue, pois existem incompatibilidades entre diferentes grupos sanguíneos.
https://goo.gl/cb68kq

Ähnliches Foto
Em cada transfusão onde o sangue de um indivíduo(dador) é injetado no sistema circulatório de outro indivíduo é obrigatório testar a compatibilidade sanguínea.
Os testes de compatibilidade permitem excluir da transfusão os tipos de sangue que provocam aglutinação dos eritrócitos do recetor.
https://goo.gl/vRfa7W

Bildergebnis für testes de compatibilidade entre grupos sanguíneos
Por testes sanguíneos descobriu-se que:

  • Os grupos sanguíneo A e B são completamente incompatíveis.
  • Os indivíduos do grupo O podem doar a indivídeos de qualquer grupo sanguíneo, sendo dadores universais. No entanto, só podem receber sangue do seu grupo sanguíneo.
  • Os indivíduos do grupo AB podem receber sangue de qualquer grupo sanguíneo, sendo recetores universais. No entanto, podem doar apenas ao seu grupo.

Na população, também há diferenças de abundância de diferentes pessoas de diferentes grupos sanguíneos:

  • Grupo A-42%
  • Grupo B-10%
  • Grupo AB-3%
  • Grupo O-45%

Também há diferenças de como os grupos sanguíneos passam dos pais para os filhos.
https://goo.gl/vwyUN3
Ähnliches Foto