quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Relatório sobre a experiência "Testes de nutrientes em alimentos"

 

Relatório de Ciências Naturais

Relatório nº. 1         Smilla Hatscher                                                                   Nº. 11   9ºA

Introdução: Com essa experiência queremos testar a presença de diferentes nutrientes em diferentes alimentos. Temos algumas perguntas a responder: O alimento contém glicose? O alimento contém amido? O alimento contém proteínas?

Material: O material que utilizamos foram 9 tubos de ensaio, suporte de tubos de ensaio, mola de madeira, lamparina, fósforos, conta-gotas, almofariz, pipetas, soluto de lugol, hidróxido de sódio, preparado de licor de Fehling- A e B-, sulfato de cobre, banana, leite e pão.

Método: Identificamos os tubos de ensaio(Bn-A, Bn-B, Bn-B; Lt-a, Lt-B, Lt-C; Pão-A, Pão-B, Pão-C). Trituramos a banana no almofariz e pomos uma mistura de banana e água nos tubos de ensaio Bn. Pomos cerca de 2 ml de leite em cada tubo de ensaio Lt. Pusemos bocados de pão nos tubos de ensaio Pão e pomos 1,5 ml de água.

Ao tubo de ensaio Bn-A adicionamos 1 ml de preparado de licor de Fehling e aquecemos o tubo de ensaio até à ebulição. Após ferver, ficou com um precipitado cor de tijolo, o que significa que contém glicose.
Ao tubo de ensaio Bn-B adicionamos 2 gotas de soluto de lugol e este tornou-se azul escuro, quase preto. Esta cor significa que contém amido.
Ao tubo de ensaio Bn-C adicionamos 2 ml de hidróxido de sódio e 3 gotas de sulfato de cobre, agitamos e colocamos o tubo de ensaio em repouso. Após repousar, apresentou uma cor azul, não contendo proteínas.

Ao tubo de ensaio Lt-A adicionamos 1 ml de preparado de licor de Fehling e aquecemos o tubo de ensaio até ferver. Após a ebulição, ficou com um precipitado cor de tijolo, o que significa que contém glicose. Ficou com mais precipitado do que a banana.
Ao tubo de ensaio Lt-B adicionamos 2 gotas de soluto de lugol e este tornou-se amarelo. Esta cor significa que não contém amido.
Ao tubo de ensaio Lt-C adicionamos 2 ml de hidróxido de sódio e 3 gotas de sulfato de cobre, agitamos e colocamos o tubo de ensaio em repouso. Após repousar, apresentou uma entre o violeta e o roxo, contendo proteínas.

Ao tubo de ensaio Pão-A adicionamos 1 ml de preparado de licor de Fehling e aquecemos o tubo de ensaio até ferver. Após disso, ficou com um precipitado cor de tijolo, o que significa que contém glicose. Ficou com mais precipitado do que os outros dois anteriores.
Ao tubo de ensaio Pão-B adicionamos 2 gotas de soluto de lugol e este tornou-se preto. Esta cor significa que contém muito amido.
Ao tubo de ensaio Pão-C adicionamos 2 ml de hidróxido de sódio e 3 gotas de sulfato de cobre, agitamos e pusemos o tubo de ensaio em repouso. Após repousar, apresentou uma cor transparente azul e por isso não contém proteínas.

Resultados: Aqui está uma tabela que contém os resultados.


Teste do licor de Fehling
Teste do lugol
Reação do bioreto
Banana
Ficou com um precipitado cor de tijolo
Ficou azul muito escuro
Ficou azul
Leite
Ficou com um precipitado cor de tijolo
Ficou amarelo
Ficou roxo
Pão
Ficou com um precipitado cor de tijolo
Ficou preto
Ficou azul transparente


Glicose
Amido
Proteínas
Banana
Tem
Tem
Não tem
Leite
Tem
Não tem
Tem
Pão
Tem
Tem
Não tem

Discussão: Tendo em conta as experiências que realizamos, podemos concluir que:
  • Todos os alimentos analisados contêm glicose;
  • A banana e o pão contêm amido mas o leite não contém;
  • O Leite contém proteínas mas a banana e o pão não contêm

Conclusões: Diferentes alimentos contêm diferentes nutrientes.


Fontes: Salsa- José  Cunha-Rui (2005) CienTIC g. Porto Editora Porto (p.p. 60-61)

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