sexta-feira, 13 de maio de 2016

Impactes da Exploração e da Transformação dos Recursos Naturais

Na transformação dos recursos naturais há sempre perdas de energia ou desperdícios de matéria. Este mau uso da energia e das matérias favorece a uma utilização não sustentável dos recursos.

Um exemplo de desperdício é o uso do combustível do automóvel(100% de combustível): há perdas de calor pelo motor, atritos e ineficiência(62%); há gasto na marcha lenta(17%); uso de ar condicionado(2%); existem gastos na direção(5%) e apenas 14% são para o movimento.
http://goo.gl/uwrp8B


A pesca de arrasto é uma técnica de pesca industrial que recolhe tudo que entra na rede(que e destrói o ecossistema que levará anos a recuperar.
http://goo.gl/CqXHm2


Principais impactes da exploração e transformação:

Combustíveis fósseis: Poluição da atmosfera pela emissão de gases de efeito de estufa, que traz o aquecimento global. As reservas esgotam-se a longo prazo.
Energia nuclear: O risco de destruição e de contaminação por radiação radioativa é elevado no caso de catástrofes naturais. O armazenamento dos resíduo é problemático.
Energia hidroelétrica: Os ecossistemas são perturbados e as paisagens alteradas. A migração doa animais é impedida ou dificultada. Os sedimentos são retidos e deixam de alimentar a costa.
Energia eólica: A paisagem é alterada. o ruído perturba o ecossistema. As pás podem matar morcegos e aves.
Energia solar: A paisagem é alterada, relativamente à quantidade de painéis solares.
Biomassa: A queima liberta gases de efeito de estufa. O recurso a biocombustíveis provoca a desflorestação.
Energia das ondas: O ecossistema marinho é perturbado. a navegação é condicionada.
Pesca oceânica: Os ecossistemas são perturbados ou destruídos. A sobre-exploração provoca a extinção de espécies
Água: A poluição dos subsistemas, o desperdício e o degelo dos calotes polares e glaciares podem tornar a água num bem escasso.

Sem comentários:

Enviar um comentário