terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A luz

A duração do dia influencia os seres vivos nos seus comportamentos. O período de luz por 24 horas é designa-se de fotoperíodo.



A luz tem um efeito de atração sobre muitos seres vivos, esses designam-se lucífilos.
Outros fogem da luz, designados de lucífugos.
Animais

A luz influência a atividade dos animais. Os que estão ativos de dia têm hábitos diurnos, e os que têm hábitos noturnos  estão ativos de noite. Mas há outros que têm hábitos crepusculares.

Tem hábito diurno.                                  Tem hábito noturno.                              Tem hábito crepuscular.

A exposição à luz promove a produção de melanina, pigmentos que são responsáveis pelo escurecimento da pele e da pelagem ou plumagem(das aves). A redução da luz no inverno está associado à diminuição dos pigmentos e assim aos tons mais claros destes animais.






Adaptações: O encurtamento dos dias no inverno funcionam como um mecanismo de disparo de alerta para o início das suas migrações e hibernações. É o momento de procurar comida e acumular uma reserva de gordura que os terá de manter durante o inverno. Na primavera , com os dias a ficarem mais longos, muitos animais iniciam os rituais de acasalamento. Os animais adaptam a sua reprodução para garantir que as crias desenvolvam num período favorável quando há alimento em abundância.


Plantas

O sol tem muita influência sobre as plantas. O movimento em direção ao sol, ou o movimento contrário chama-se fototropismo. Este movimento permite que as folhas das plantas fiquem orientadas para poderem captar o máximo de luz, assim também a forma e o tamanho delas adaptou-se a este fator.

São heliófilas as que gostam do sol.


São umbrófilas as que gostam da sombra.



Adaptações: Primeiro de tudo, luz é indispensável para realizar fotossíntese para as plantas e outros seres fotossintéticos. Mas, além disso, também condiciona as plantas, em certas espécies a luz influencia a altura da floração, do crescimento, da maturação dos frutos e da germinação.

Sem comentários:

Enviar um comentário