As relações intraespecíficas são as relações que os seres vivos têm entre seres vivos da mesma espécie. Elas são:
*A competição. Os seres vivos competem por água, luz, alimento ou por fêmeas. Desta relação ambos saem prejudicados. Estas gazelas estão a competir, por exemplo por água, comida ou uma fêmea.(Como esta relação também existe com animais de espécies diferentes, assim não a vou mencionar uma segunda vez)
*A cooperação. Os seres vivos juntam-se num grupo para terem mais sucesso na caça ou para melhor se protegerem dos predadores. Em algumas espécies de animais é comum juntarem-se em grandes ou pequenos grupos.Nesta relação todos são beneficiados. Aqui, os lobos juntaram-se para ter para melhor se protegerem ou conseguirem caçar animais de maior porte.

*O canibalismo. Isto acontece quando animais de uma espécie ingere um animal da mesma espécie. Nesta relação um animal tem vantagem(o que come) e o outro é prejudicado
(o que é ingerido). Nesta imagem um crocodilo
come um outro crocodilo.
As relações interespecíficas são as relações que têm com outros de espécie diferente. Elas são:
*A predação. Os seres vivos caçam animais, para os comerem. Nesta relação um é beneficiado e um prejudicado, acho que não preciso explicar quem. Nesta fotografia o leão está a caçar um búfalo.
*O parasitismo. Todos devem conhecer isto: na noite foi-se picado por um mosquito e no pro--cimo dia têm-se de coçar o lugar picado. Tamb~´em muitos animais conhecem isto. O parasita E beneficiado e o picado é prejudicado e irritado. Este mosquito está a picar e a sugar o sangue.
*O mutualismo. Um ser vivo tem benefício e beneficia também o outro ser vivo. As abelhas, como esta aqui, voam de flor em flor e levam o nektar e o pólen, assim também a flor é polinizada.
*A simbiose(é uma relação especial do mutualismo) . É uma relação vantajosa de dois organismos que é finita, isto, que já não se podem separar. Um exemplo é o líquen.
Sem comentários:
Enviar um comentário