quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A Evolução do Cavalo ou Equus Caballus, os primeiros equídeos

O Equus Caballus, conhecido usualmente como cavalo, teve uma evolução muito complexa. Os primeiros equídeos nem tinham muito em comum com os cavalos hoje em dia!

https://goo.gl/ikI3Vy



                                                                                                                                                                            https://goo.gl/EAXPLp
A história começa há cerca de 55 milhões de anos atrás com o pequeno Hyracotherium(em inglês Eohippus), pequeno, com costas curvadas e tinha 4 dedos nas patas da frente e 3 nas de trás, semelhantes a cascos. Tinha 44 dentes e alimentava-se de folhas e frutos macios. Ele viveu na floresta e nos pântanos, e apoiava as patas de forma semelhante aos cães. Tinha um cérebro pequeno com lóbulos frontais muito pequenos. Tinham cerca de 30cm de altura.



Deste evoluiu o Orohippus que não ficou muito diferente, a maior diferença estava nos dentes. a forma do último pré molar alterou-se, dando ao animal mais um dente moedor.

A evolução continuou com o Epihippus, no qual a forma dentária continuou a evoluir, no sentido em que os dois últimos pré-molares tornaram-se em molares, dando ao animal cinco dentes moedores.
                                                                                                                                           https://goo.gl/9LkVf7
Após dele, surgiu o Mesohippus que ganhou um pouco de altura e as costas começaram a ficar menos curvadas, os membros ficaram mais compridos e também o pescoço ficou mais comprido e fino. Tinha agora 3 dedos em cada perna, o quarto dedo dos membros traseiros ficou reduzido a uma unha. Ficou também com 6 molares e 1 pré-molar, que eram mais duros, melhor para mastigar a vegetação mais resistente. O cérebro também aumentou significativamente.


Pouco depois surgiu o Miohippus, muito semelhante ao Mesohippus, mas mais largo do que ele e com um crânio ligeiramente mais longo.


Começaram a aparecer as grandes planícies e tiveram de se adaptar para comer plantas mais resistentes e tiveram de se tornar mais rápidos para fugir aos seus predadores pois já não se podiam esconder.                                            https://goo.gl/n73wKu

Ali apareceu o Parahippus que evoluiu rapidamente para um cavalo rápido e ágil. Os dentes ficaram mais duros e fortes para se alimentar das ervas resistentes.


                                                                                                                                                                             https://goo.gl/Lkuhyn
O Meryhippus tinha 80 cm, o maior cavalo daquela altura. O maxilar tornou-se mais profundo e os olhos moveram-se um pouco para trás para dar espaço às grandes raízes dos dentes. O cérebro tornou-se maior tendo o neocortex fissurado e um maior cerebolo, tornando-o o cavalo mais inteligente e ágil do que os restantes. O Meryhyppus ainda possuía três falanges, no entanto apenas apoiava o peso unicamente sobre um casco que mantinha os seus movimentos elásticos e resistentes. O rádio e o cúbito juntaram-se acabando assim com a rotação do membro. Todas essas mudanças ocorreram para o cavalo tivesse mais velocidade e agilidade nos movimentos.

                                                                                                 http://goo.gl/3tQsaf
Desde apareceram muitos descendentes. Mas o principal foi o Pliohippus que ainda tinha três unhas. Este era bastante parecido com o cavalo atual, assim pensou-se que fosse o seu antepassado direto. Duas diferenças esclareceram este ponto: tinha uma fossa nasal bastante mais funda e os dentes eram bastantemente mais curvados.











E finalmente o Dinohippus que era muito semelhante ao Equus como nos cascos, nos dentes e na forma do crânio e as fossas nasais diminuiram significativamente.


Equus Caballus

Os primeiros cavalo verdadeiros mediam entre 90 cm e 1 metro mas já possuia um corpo de cavalo. Chamam-se cavalo-de-przewalski e ainda hoje existem.
                  https://goo.gl/1ueSSL
                  https://goo.gl/YYJp5F


Os cavalo ainda possuem o código genético que faz aparecer unhas vestigiais, alguns potros nascem até com unhas completas, mas de tamanho reduzido.







Os cavalos hoje em dia são divididos em 4 grupos. Estes são:


cavalos puro-sangue, estes são os mais leves e têm muito temperamento;
http://goo.gl/XeTSpw

equinos de sela, estes são os que são usados normalmente para montar e têm temperamento equilibrado;
http://goo.gl/aobq4D

 os cavalos pesados para puxar carroças e ajudar no campo, que estão em vias de desaparecer, pois as máquinas agora estão a tomar o seu lugar, mas ainda se utiliza-os para terrenos de difícil acesso;
http://goo.gl/1zEuSF

os póneis(são apenas póneis se tiverem menos de 1,48 m de altura), que são utilizados para crianças poderem montar ou apenas para companhia, pois os cavalos são sociais.
http://goo.gl/b6YpcJ

Raças de cavalos em Portugal

As principais raças portuguesas são o lusitano, o cavalo de sela mais antigo do mundo, sendo montado aproximadamente há 5 mil anos, os seus antepassados são o Sorraia e o cavalo Árabe. O Lusitano apresenta um talento natural para alta escola e para os exercícios dos ares altos, uma vez que põe os membros  debaixo da massa com enorme facilidade. Assim, o Lusitano mostra-se não só com sucesso no toureio e equitação clássica, mas também nas disciplinas como adrestamento, obstáculos e equitação de trabalho, estando no mesmo patamar que os melhores especialistas da modalidade.

http://goo.gl/PmKoT5
















O outro cavalo de Portugal é o Alter Real, que vem do Alentejo e é um cavalo muito inteligente que é utilizado principalmente no adrestamento. É descendente dos cavalos Andalusos.
http://goo.gl/Dx9xxI


Sem comentários:

Enviar um comentário