A poluição consiste em introduzir um poluente que perturba o ecossistema, causando danos no meio ambiente, nos seus seres vivos e no ser humano.
http://goo.gl/o3OHsK http://goo.gl/bdnvYH https://goo.gl/3yBY2E
Emissão de gases pelos transportes.
http://goo.gl/bdnvYH
Emissão de gases pelas fábricas.
https://goo.gl/3yBY2E
Acumulação de lixo.
http://goo.gl/gEFKI7
Maré negra.
https://goo.gl/iLX41s
Contaminação por fertilizantes agrícolas(eutrofização do solo).
http://goo.gl/8vrjlX
Efluentes industriais.
Alguns casos específicos:
Efeito de Estufa
É o aquecimento da atmosfera em que alguns gases(como dióxido de carbono, metano e vapor de água) retêm o calor evitando haver uma elevada amplitude térmica. Atualmente o efeito de estufa está a aumentar por causa da grande quantidade de dióxido de carbono emitido para a atmosfera, que tem como consequência o aquecimento global.
http://goo.gl/5dS7ox
Aumento da temperatura e da precipitação:
http://goo.gl/DvLHCO
Derretimento do gelo do Ártico:
http://goo.gl/oQdjDX
O principal gasto de energia é feiro nas cozinhas, seguido do aquecimento da água. A terceira principal fonte de emissão de CO2 é o aquecimento, nas casas portuguesas. A maioria dos edifícios portugueses tem mau isolamento o que reduz a eficiência energética, pois uma parte do calor produzido é facilmente perdido.
http://goo.gl/99tKlu
Chuvas ácidas:
A queima de carvão e de petróleo libertam para a atmosfera gases poluentes que, dissolvidos em água, originam as chuvas ácidas.
Exemplos de consequências:
https://goo.gl/8Z6qdL
A deterioração dos monumentos ocorre pela dissolução dos materiais pelas águas acidificadas.
http://goo.gl/XUNDBj
A destruição da superfície cerosa das folhas expõe a planta ao gelo e às doenças.
http://goo.gl/AjiPZa
Destruição da camada de ozono:
Cerca de 90% do ozono na atmosfera(que é formado por três átomos de oxigénio) situa-se na estratosfera. A camada de ozono protege-nos das radiações ultravioleta, evitando que estas atingam a superfície e protegendo assim os seres vivos.
http://goo.gl/WpHRDe
Evolução do buraco de ozono.
A formação do buraco de ozono consiste na destruição das moléculas de ozono. Estas são destruídas pelos clorofluorcarbonetos(CFC). São compostos químicos criados pelo Homem em aerossóis, líquidos de refrigeração, produtos de limpeza, materiais isolantes e embalagens.
http://goo.gl/7KSV7T
Poluição da água e do solo
A poluição da água e do solo estão muito próximos um do outro. Quanto um está contaminado, o outro também está.
Como cerca de 70% da Terra está coberto de água, sobretudo de mares e oceanos, a poluição da água afeta grandemente os ecossistemas. Muitos resíduos lançados fora vão paras aos mares e oceanos, através dos rios.
As indústrias libertam os seus resíduos para o mar.
http://goo.gl/udDBqd
Os derramamentos de petróleo são um dos maiores problemas existemtes.
http://goo.gl/lye5hr
A poluição dos solos é causada pela precipitação de poluentes atmosféricos e pela receção de águas contaminadas assim como da libertação de adubos químicos que são lecvados pela escorrência para lagos onde o exesso de nutrientes causa um crescimento execivo de plantas aquáticas. A plantas em exesso absorvem o oxigénio e, como o oxigénio na água diminui, os peixes e as próprias plantas ficam sem oxigénio.
http://goo.gl/d4IsJs
A salinização dos solos é o aumento de concentração de sais no solo tornando-o infértil para animais e plantas e resulta da adição excessiva de produtos químicos, sistemas de rega inapropriados e uma evaporação intensa.
http://goo.gl/bsTTS5